Outras Notícias:

La Solitaire du Figaro em resumo

16.07.10

20 Julho a 22 Agosto


20091120_4etapsolitaireA regata La Solitaire du Figaro 2010 e as suas 1717 milhas náuticas são colocados sob o signo da descoberta e reencontro. Voltando a Gijón e Kinsale, esta regata revive um passado que deixou muitas boas memórias a muitos skippers. Entre essas duas etapas estrangeiras alternará a novidade e a fidelidade porque Le Havre acolherá pela primeira vez a Solitaire du Figaro, dando início à 41ª edição. Cherbourg e Brest reforçam um pouco mais neste ano, os laços que os ligam a este grande clássico, a Solitaire.

A vila de Le Havre acolherá pela primeira vez a Solitaire du Figaro. Acostumado a largadas de grande envergadura, o porto de Paul Vatine e as suas novas infraestruturas, será sem dúvida alguma um anfitrião à altura, de 20 a 27 de Julho. Durante uma semana, os velejadores solitários sentirão orgulho nas actividades em redor da aldeia da regata.

A 27 de Julho, a primeira etapa desta Solitaire 2010 irá levar os velejadores até Gijon no norte de Espanha naquela que será a mais longa das 4 travessias e uma das mais técnicas. A maratona de 515 milhas náuticas, será disputada entre o canal da mancha e o Atlântico. As correntes, os ventos locais, as rochas e o tráfego de cargueiros serão factores determinantes nas estratégias escolhidas.

Conforme o Francisco já afirmou: “Ao confiar-lhe [ao Vianney (preparador do barco)] inteiramente a preparação do barco, posso concentrar-me totalmente na minha preparação. Seja no estudo da metereologia, preparação física e mesmo optimização e aumento do tempo de treinos de mar.”

Há seis anos que a regata não parava num porto espanhol. A frota terá alguns dias de repouso nas Asturias, antes de partir de novo a 3 de Agosto para mais 418 milhas, na 2ª etapa.

A meio do percurso a região da bretanha e a cidade de Brest receberão a etapa intermédia desta Solitaire. É a décima vez que esta cidade acolhe uma etapa da regata. As novas infraestruturas do porto de Moulin Blanc verão os solitários sairem rumo a Kinsale, na Irlanda, no dia 9 de Agosto, para um percurso de 349 milhas.

Kinsale acolherá a terceira etapa da prova de 2010. O porto Irlandês faz parte de um dos mais fiéis da Solitaire du Figaro pois é a 19ª vez, em 41 edições, que vê a prova atracar. Na verdade, Kinsale é a cidade mais usada nas etapas desta regata solitária. É, portanto, grande o entusiasmo dos skippers que irão ver ou rever este porto que tanto marcou a história da prova.

Para fechar a 41ª Solitaire, a frota regressará ao canal da mancha para cortar a linha de chegada em Cherbourg-Octeville, terminando uma etapa de 435 milhas. A 22 de Agosto, os habitantes de Cherbourg-Octeville, os skippers, os parceiros e os voluntários irão reunir-se no mar para o já tradicional “Boat Parade”, que encerrará esta grande regata.

Ainda, segundo o Francisco: “A Solitaire du Figaro é uma regata muito cansativa devido à sua intensidade e principalmente à longa duração. Serão 4 etapas ao longo de um mês de prova e a grande dificuldade é o acumular de noites sem dormir. É preciso gerir o cansaço muito bem porque os tempos de escala e de recuperação são curtos.

Outra dificuldade que vou ter, será a passagem em zonas que não conheço muito bem como o canal da mancha.”

Lobato Sailing Team

Tags: ,